Budismo e vegetarianismo
A visão budista sobre o consumo de carne é mais cheia de nuança e complexidade do que pode parecer a primeira vista.
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O buffet imenso do samsara
◦ Algumas respostas sobre budismo e vegetarianismo, respostas a perguntas por Padma Dorje em tzal.org.
◦ Buda foi vegetariano?, texto de Padma Dorje em tzal.org.
◦ Algumas respostas sobre o tsog, o tsog é uma prática vajrayana (uma forma de budismo) onde geralmente se serve carne, texto de Padma Dorje em tzal.org
◦ O Alimento os Bodhisattvas, de Shabkar. Para uma defesa budista veemente do vegetarianismo por um budista que praticava de forma não sectária no Tibete no séc. XIX. Livro em português na Editora Makara.
◦ Em defesa dos animais: direitos da vida, de Matthieu Ricard. Neste livro Matthieu Ricard, um monge budista, fala sobre as várias formas pelas quais os seres humanos abusam dos animais e como isso reflete na prática budista e numa visão laica de proteção desses direitos. Livro em português na amazon.com.br.
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A publicidade é maior que a filosofia
O mecanismo que produz e explora os hábitos é mais profundo do que a faculdade intelectual.
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A visão além da visão
Como unir estudo (ler, ouvir, perguntar, contemplar, chegar a conclusões, atá apreensão modal na meditação) e meditação não conceitual? A união de shamata e vipassana, de relativo e absoluto, se expressa numa liberdade mental além de todas as fixações e em ética espontânea em meio a manifestação das atividades e qualidades da realização.

O Buda não é humano
Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?
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